Declaração estabelecimento Saudável e Seguro
Terras da Ria, Lda. – RNAAT 1639/2018
PROTOCOLO INTERNO – COVID 19
Com o objetivo de cumprir as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação de espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus) e de tranquilizar os participantes das suas atividades, a Terras da Ria, Lda. assumiu o compromisso de honra e aderiu ao Selo: Clean & Safe do Turismo de Portugal.
Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença pelo novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações dadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para mitigar a evolução epidemiológica, a Terras da Ria, Lda., nos próximos meses, irá adotar o seguinte protocolo interno, em todas as suas atividades:
1. Se o participante sentir qualquer sintoma que possa ser suspeito de estar infetado pela Covid-19, não deverá deslocar-se para participar na atividade e deverá contactar diretamente o SNS - 808 24 24 24 - via telefónica;
2. Suspensão do cumprimento inicial e de despedida - da forma tradicional - entre os guias da Terras da Ria, Lda. (Terra d'água) e os participantes;
3. Em todas as atividades pagas localmente, os participantes deverão ter disponível para pagamento o valor em numerário certo, ou alternativamente poderão realizar o pagamento por transferência bancária - antes da atividade ter início - ao guia da respetiva atividade;
4. Tal como preconizado pela DGS, recomendamos o uso de máscaras sociais e/ou alternativamente o uso de viseiras;
5. Durante a atividade os participantes deverão manter - sempre que possível - a distância social de segurança de acordo com as recomendações da DGS - mínimo de dois metros;
6. Cada participante, deverá levar a sua caneca/copo, uma vez que durante este período os guias não irão emprestar qualquer recipiente;
7. Sempre que se justifique e caso necessário, iremos fornecer a possibilidade de os participantes higienizarem as mãos com produtos à base de álcool;
8. Todo e qualquer comportamento que seja considerado de risco pela DGS, deverá ser evitado pelos participantes;
9. Em caso de suspeita de infeção, durante o decorrer da atividade, o participante com sintomas receberá a assistência necessária por parte dos guias da Terras da Ria, Lda. (Terra d’água), o qual accionará os meios de precaução e controlo possíveis para evitar riscos de contágio, zelando pela saúde do paciente e do grupo;
10. A Terras da Ria, Lda. irá estipular em todas as suas atividades um número máximo de participantes por grupo/guia;
11. Todos os participantes deverão estar cientes que nas atividades da Terras da Ria, Lda. (Terra d’água), tal como em qualquer espaço público devem conhecer os procedimentos de:
- higienização das mãos (lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas);
- etiqueta respiratória (tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar um lenço de papel, que deverá ser guardado num recipiente fechado, caso não possa ser colocado imediatamente no lixo), assim como higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; bem como evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
- conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
Os participantes que não cumprirem os pontos do protocolo interno acima descritos, e colocarem em causa a sua segurança e saúde, assim como a do grupo, poderão ser convidados a abandonar a atividade pelo guia da Terras da Ria, Lda. (Terra d'água).
A Terras da Ria, Lda. (Terra d’água) possui:
Equipamentos de proteção individual em número suficiente para os trabalhadores envolvidos nas atividades.
Equipamento de proteção individual disponível para clientes (capacidade máxima dos grupos). Máscaras descartáveis e álcool para a devida desinfeção das mãos.
O protocolo interno de limpeza e higienização garante:
A lavagem a temperaturas elevadas do vestuário usado nas atividades e outros acessórios disponibilizados, por parte dos colaboradores e dos clientes (cerca de 60ºC).
Fornecimento de higienizadores de mãos à base de álcool, sempre que se justifique, aos participantes nas atividades.
Higienização ou desinfeção dos equipamentos utilizados, após cada atividade, de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de equipamento.
Higienização ou desinfeção dos meios de transporte utilizados, após cada atividade, e de acordo com as regras aplicáveis a cada tipo de transporte.
Asseguramos:
A manutenção da distância social de segurança entre os participantes nas atividades, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.
A ocupação máxima dos meios de transporte utilizados nas atividades, de acordo com as recomendações da Direção Geral de Saúde.
A distribuição de informação, no âmbito da atividade, em suporte digital.
O cumprimento de protocolos internos de higienização e segurança por parceiros envolvidos nas atividades.
Que existe sempre ao serviço um colaborador responsável por accionar os procedimentos em caso de suspeita de infecção (prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).
O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (com abraçadeira) será segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.
Durante os próximos meses, a Terras da Ria, Lda. irá cumprir todas as recomendações gerais fornecidas pela DGS, afirmando o seu compromisso no respeito pela saúde de todos e cada um de nós.
Por si! Por todos! Seja responsável. "Proteja-se a si e aos outros".
Mais informações disponíveis em Direção-Geral da Saúde (DGS).
Chegou o tempo! Até já,
Ricardo Cardoso
Verónica Fonseca